Espaço de Ação

14 de junho de 2016

 

Cinema Meninos de Araçuaí

O cinema é resultado de um sonho da nossa cidade. Em um orçamento participativo realizado pelo Coro Meninos de Araçuaí para dar destino a um cachê recebido por eles, a cidade escolheu construir um cinema. E assim foi feito. Com tela e projeção de 35 mm, ar condicionado e poltronas antigas restauradas, o único cinema de verdade do Vale do Jequitinhonha exibe filmes de qualidade – inclusive o material produzido pelos jovens ligados à Cooperativa Dedo de Gente que fazem a gestão do espaço e também prestam serviços audiovisuais para a região.

GALERIA DE FOTOS

faixa

Cooperativa Dedo de Gente

A Dedo de Gente foi criada em 1996, em Curvelo, Minas Gerais, reunindo fabriquetas de produção artesanal solidária, formadas por jovens da cidade. Essas fabriquetas são resultado de um processo educativo iniciado em 1984 pelo CPCD – Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento. São núcleos de produção de tecnologias populares, com características e funções comunitárias, que visam o desenvolvimento humano e profissional dos jovens. As fabriquetas estão expandindo a produção e a comercialização regionalizada, num caminho gradativo para a autonomia administrativo-financeira, gerando renda e trabalho para seus participantes. Em Araçuaí, estão em pleno funcionamento as fabriquetas de softwares, de reciclagem artística do ferro, de pintura em tinta de terra, de marcenaria, de produção audiovisual e de turismo comunitário.

GALERIA DE FOTOS

faixa2

Sítio Maravilha – Centro de Permacultura do Vale do Jequitinhonha

Às margens do Rio Jequitinhonha, a aproximadamente 25 km do centro de Araçuaí, está o Sítio Maravilha. Ele pertence à Ação Social Santo Antônio e foi cedido ao CPCD— Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento — para a implantação do Centro de Permacultura do Vale do Jequitinhonha. Desde 2005, o Sítio Maravilha é um laboratório de tecnologias alternativas e uma referência para as práticas de permacultura na região, onde se praticam os princípios da Carta da Terra.

GALERIA DE FOTOS

faixa3

Ser Criança

Espaço de educação pelo brinquedo, tem atividades diárias, de segunda a sexta-feira, no contra-turno escolar. Reúne 160 crianças e adolescentes participantes e é celeiro de mobilização e formação para os princípios da Plataforma Arasempre na zona urbana, privilegiando a educação ambiental e a valorização da cultura local.

GALERIA DE FOTOS

faixa2

Rua Uberaba, ou “Rua dos Meninos”

Desde 2014, recebe ações sistemáticas de cuidado por parte dos educadores, crianças e adolescentes do Ser Criança. Fica no Bairro Esplanada, em Araçuaí, onde moram algumas das crianças participantes do projeto. Aqui acontecem oficinas comunitárias de permacultura, de medicina alternativa e de jogos, além de mutirões, circulação de algibeiras com livros, cinema itinerante, reciclagem de lixo, embelezamento de casas e rodas de batuque.

GALERIA DE FOTOS

faixa3

Escola Municipal São Vicente – Malhada Preta

Um dos pontos de disseminação de princípios e práticas do Arasempre, fica situada na Chapada do Lagoão e é um ponto de encontro de moradores.

GALERIA DE FOTOS