Araçuaí

27 de junho de 2016

Nossa cidade, Araçuaí, fica na região conhecida como Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. É pequena como 90% das cidades do Brasil: tem cerca de 36 mil habitantes, sendo que quase 40% da população está no campo, espalhada por 66 comunidades, a maioria delas de difícil acesso. Nossa cidade sofre com a falta d’água, com oportunidades de trabalho reduzidas e com o consequente êxodo masculino. Ao longo dos anos, vimos nossos pais, maridos e filhos migrarem para o estado de São Paulo. A maioria para trabalhar duro no corte de cana.

Mas, não é de carências que vive o Vale do Jequitinhonha. Não mesmo. Nossa região tem uma cultura riquíssima, como pode ser percebido na culinária, na arte e na nossa história, cheia de fé e de trabalho. E as pessoas, então? Ah!, aqui estão os verdadeiros pontos luminosos que, com alegria e perseverança, fazem o Arasempre acontecer.

Quando os parceiros dessa causa escolheram Araçuaí como ponto de partida para a construção da Plataforma de transformação social que é o Arasempre, sabiam que estavam desafiando crenças que cercam a região do Vale do Jequitinhonha – para muitos, símbolo do atraso e do subdesenvolvimento. O desafio tinha causa: provar que é possível criar um ambiente de desenvolvimento coletivo no sertão mineiro, em harmonia com o meio ambiente.