O Que é

27 de junho de 2016

Arasempre é uma ação coletiva em torno de uma causa. E a causa da gente, nossa bandeira, é fazer de Araçuaí uma cidade melhor pra se viver. Mas não só pra gente ou pra quem a gente conhece. É, também e principalmente, para os nossos tataranetos. É um presente pro futuro que a gente já começou a embalar, porque já tem resultado acontecendo pra todo lado que se olha. E como a gente faz isso? Convergindo tecnologias socioambientais, quer dizer, unindo saberes, fazeres e quereres de muita gente numa estratégia que soma Acolhimento, Convivência, Apropriação e Oportunidade – AÇÃO.

Nossas frentes de trabalho são diversas: a educação pelo brinquedo, com as crianças e os adolescentes no Ser Criança; o incentivo ao protagonismo dos jovens na criação e gestão de pequenos empreendimentos, que chamamos de fabriquetas; as ações de manejo na Chapada do Lagoão, que é a caixa d’agua da cidade e área de preservação ambiental; o trabalho com famílias da zona rural para construir quintais autossuficientes e produtivos; a formação de agentes comunitários e educadores, que levam e aplicam essas tecnologias em todo canto da cidade; e o estabelecimento de parcerias de causa, porque juntos podemos ir mais longe.

E tudo o que a gente faz no Arasempre está interligado: uma saúde melhor tem a ver com informação, com alimentação saudável e rica, com a qualidade da água que se bebe e com a dignidade da habitação. Na educação, nossa referência é Paulo Freire. É educação que valoriza os saberes locais, que resgata as riquezas da cultura, que valoriza as tradições e os ensinamentos passados de geração pra geração. O trabalho digno está em toda parte, no campo e na cidade, com geração de novas oportunidades de renda que ofereçam às pessoas a chance de cuidarem da terra, de permanecerem perto da família e de se reaproximarem da natureza.

Arasempre é uma plataforma de transformação coletiva promovida pelo CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento) em Araçuaí, com patrocínio da Petrobras. É um exemplo do que dá pra fazer em municípios com população inferior a 50 mil habitantes, ou seja, em cerca de 90% dos municípios brasileiros. Explore nosso portal e conheça pessoas e resultados que são parte dessa Plataforma. E, se a vontade bater, venha ver tudo de pertinho.